Renê Machado Jr. (“mas pode chamar de Jr.”) é um brasileiro de 26 anos que vem de Sorocaba, no interior de São Paulo. O artista faz ilustrações sensacionais, e além de ser ilustrador também é designer gráfico. Começou a trabalhar com arte em 2010, mas já desenha desde os 5 anos.
Nós da Zupi fizemos algumas perguntinhas para o Jr. e ele foi super simpático, compartilhou suas inspirações, falou um pouco da sua técnica e da diversidade dos seus trabalhos, enfim, veja a entrevista. Ah, e não deixe de conferir a edição de maio da Revista Zupi com o artista.

conheca-os-tracos-de-rjr-10
Como foi a sua introdução no mundo da arte? Sempre gostou? Como e quando decidiu que queria trabalhar com ilustração?
Sou apaixonado por artes visuais desde criança, viciado em desenhos, video games e gibis, de alguma forma eu sempre tentava reproduzir ou adaptar um personagem que eu gostava muito, então eu sempre tinha lápis e papel por perto. Nunca deixei de fazer, o que me fez consequentemente, explorar e evoluir meus traços e ideias… Depois de ver que eu era realmente bom nisso, procurei os recursos pra criar a possibilidade de trabalhar e viver fazendo o que eu amo.
De onde você tira as suas inspirações? Quais os artistas que você gosta?
Acho que cada fase da vida nos traz uma inspiração, desde desenhos como Os Herculoides, e games como Megaman, até referências atuais e artistas com estilos que tenho como referência, sou muito fã do Shohei Otomo, do McBess, Paul Jackson… Eu diria que as inspirações são infinitas.

conheca-os-tracos-de-rjr-5

conheca-os-tracos-de-rjr-8
Já vi que você fez trabalhos diversos: rótulo de cerveja, pôster de divulgação de festival, shape pra skate, roupa, etc. Quais as diferenças e o que você mais gostou de cada trabalho?
É muito empolgante fazer trabalhos diferentes, a diversidade ajuda muito a explorar o lado criativo. A melhor parte é ver o resultado, os desenhos com 15 metros, decorando festivais, ou com 15 centímetros num rótulo de cerveja decorando a prateleira do mercado.

conheca-os-tracos-de-rjr-cerveja

conheca-os-tracos-de-rjr-poster-joao-rock

conheca-os-tracos-de-rjr-6
Quais as técnicas que você usa? Materiais?
Tenho uma séria relação com o papel, então na maioria das minhas ilustrações uso lápis, canetas nanquim e marcadores permanentes, elas trabalham muito bem juntas, depois aplico os acabamentos digitais. No caso de alguns boards, paredes, e materiais maiores, uso bastante as canetas poscas e pincéis.
Percebi aí uma preferência por ilustrações em preto e branco (embora as coloridas sejam tão incríveis quanto), existe mesmo essa preferência?
É muito bacana explorar a profundidade e sombreamento sem usar cores, gosto muito de colorir também, mas acho que minha identidade é cheia de detalhes e simples como o preto e branco.

conheca-os-tracos-de-rjr-2

conheca-os-tracos-de-rjr-9
Você tem vários trabalhos que se assemelham a tatuagens, meio old school, qual a sua relação com esse mundo?
A tatuagem é sem duvida uma das minhas maiores referências, a diversidade que citei necessita do conhecimento destes estilos. Tenho muitas pessoas que tatuaram trabalhos meus, é um grande prazer! Nunca tatuei ninguém, mas tenho muita vontade de tentar, quem sabe!?

conheca-os-tracos-de-rjr-tatuagem
Quanto as roupas, você tem uma loja ou trabalha com parcerias? Onde podem ser adquiridas?
Tenho muitas marcas com quem trabalho, não apenas lojas de roupas… De skate também, tanto pro esporte quanto pra decoração, algumas coisas estão à venda, acredito… As marcas são a OSB Shapes, Loja Onboard, Revolver Kustom Shop, Dead Time Company, 420 Friends, Urban Arts… A maioria das marcas vendem pela internet e entregam pra todo Brasil. Espero não ter esquecido de alguma.
Deixa aí pra gente algo que você queira falar, o que você gostaria de transmitir por meio da sua arte, uma pergunta que você se imaginou respondendo, pode ser qualquer coisa, seu recado pra quem está lendo a matéria.
Tenho muita sorte de poder fazer o que mais gosto, e não pretendo deixar de criar tão cedo, trabalho duro pra evoluir e conseguir despertar o interesse de todos. Pra quem quiser ver meus trabalhos e acompanhar meus projetos é só seguir!
Um salve pra Zupi e todos os leitores.

conheca-os-tracos-de-rjr-3

conheca-os-tracos-de-rjr-7

conheca-os-tracos-de-rjr-1

conheca-os-tracos-de-rjr-4
Não deixe de acompanhar!
Instagram: @rjrart