Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER, MESMO QUE SEJA PARA IGNORAR...

por em 30/10/2013

Um tempão atrás, o site da revista Digital Camera World publicou um artigo legal com “coisas que você deveria saber sobre fotografia em PB”. Eu tinha até esquecido desse post, quando esbarrei novamente com ele, e vi que o texto tinha algumas coisas interessantes pra quem tá querendo começar a fotografar com filme pb. Por isso, resolvi resumir aqui o que achei mais interessante. Olha só:
Quando você fotografa em pb, muitas das coisas que você tradicionalmente procura para uma boa foto deixam de ter valor, enquanto outras, pras quais você não dava a minima atenção, ganham valor:
Contraste e forma: na fotografia pb, a composição inteira se sustenta no contraste entre
as cores os tons de cinza dos elementos. As sombas são mais importantes do que nnunca, e costumam definir as formas do que está iluminado. Por isso, preste atenção tanto nas áreas escuras quanto nas claras.
pb6Tons: fotos pb na real, não são pretas e brancas. Possuem, na verdade, uma
cacetada infinidade de tons de cinza que as compõem. Portanto, não procure apenas áreas negras de tão escuras, ou branco de tão iluminadas. Procure por objetos que criarão belas tonalidades de cinza.
Texturas e detalhes: texturas ricas como folhagens, rochas com sulcos aparentes, nuvens e coisas do tipo costumam gerar profundidade e interesse em fotos pb. Quando esses elementos estão iluminados por luzes laterais, que destacam suas nuances, a imagem fica ainda mais ricas e texturizadas. Você pode inclusive criar esse tipo de visual com flashes posicionados lateralmente…
Composição: fotos pb precisam de composições fortes, ou ficam
meh sem graça. Procure na sua cena por linhas fortes que possam servir de guias pro olhar, sejam elas paralelas ou diagonais.
Apesar de não existir certo e errado na fotografia (incluindo aí a preto e branco, é claro), existem algumas coisas que costumam fazer suas fotos ficarem
meh pouco interessantes. Olha só:
pb1
Luzes suaves demais: a não ser que você esteja querendo fazer algo muito minimalista, procure luzes fortes, que gerem contrastes. É um erro achar que, por você estar fotografando em pb, qualquer luz serve…
Situações tradicionalmente coloridas: se você quer tirar uma foto clássica como um pôr do sol, ou uma bela rosa desabrochando, pense em colocar o filme colorido de volta na câmera. Se o forte da imagem que você está tentando fazer são as cores, fazer ela em preto e branco provavelmente será um erro. O mesmo vale pra situações onde o contraste entre as cores é o que faz a diferença. A foto de uma flor lilás sobre um fundo verde não vai ficar tão interessante em preto e branco.
Pra não parar o papo por aqui, abaixo coloquei um album com algumas fotos pbs minhas e uns comentários sobre os pontos acima. Observem que as fotos não são fantásticas. De algumas nem gosto. Mas achei que seria legal comentar elas aqui ;-)
Enfim, se você quiser ver tudo que eles falam lá, é só clicar aqui. Na minha opinião, os pontos acima já ajudam bastante quem quer começar a fotografar em pb com filme. Mas se você tiver mais alguma dica, escreve aí nos comentários! ;-)

Matéria retirada do site http://www.queimandofilme.com/2013/10/30/fotografia-preto-e-branco-coisas-que-voce-deve-saber-mesmo-que-seja-pra-ignorar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário